2022-03-15

Psicologia

A importância da relação terapêutica

Procurar terapia, para si ou para os seus, pode e deve ser mais do que um esforço de procura pelas melhores estratégias e técnicas aplicadas. No O2a Centro, a nossa equipa coloca uma ênfase num dos ingredientes menos falados do processo de mudança e desenvolvimento: a relação terapêutica. O que faz a terapia realmente funcionar? Os métodos utilizados? O envolvimento da família? A regularidade das sessões? Ou todos estes são fundamentais, a par da relação entre o profissional e a criança/adolescente?

Sem relação, não pode haver terapia. No espaço entre o brincar e o trabalhar, entre a afetuosidade e o profissionalismo, entre o tempo e conteúdo proposto pela criança/jovem e o tempo e conteúdo proposto pelo profissional, surge uma comunicação partilhada a dois (ou mais, como no caso dos nossos grupos) que é fundamental para haver progressão na terapia. Essa comunicação deve ser cuidada, alimentada, trabalhada e promovida. Elementos como a aliança terapêutica (o laço entre o/a utente e o/a terapeuta, a par da concordância quanto aos objetivos e tarefas da terapia), a empatia (sintonização com o estado emocional e perspetiva do outro), as expetativas sobre a terapia e sobre o que representa estar com o profissional, a flexibilidade do terapeuta perante as condicionantes familiares, temporais, financeiras e até culturais são aspetos que favorecem largamente a eficácia da terapia.

No nosso Centro, encontra a preparação técnica de excelência e atualização permanente de competências, mas também profissionais humanos, permanentemente atentos à relação que estabelecem e ao cuidado com que ouvem e respondem às suas necessidades e necessidades do/a seu/sua filho/a.

Outro artigos

Que podem interessar!
2023-10-09

A família no processo terapêutico