2022-07-03

Psicologia

Importância da construção de materiais adaptados

Criar materiais apelativos e motivadores para as crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Mas no O2a Centro, esta é uma prática diária!

Para todas as sessões procuramos sempre elaborar materiais adaptados às necessidades das crianças, para que nos seja possível promover as diferentes áreas do desenvolvimento. Além disso, tentamos sempre que estes sejam apelativos e que, acima de tudo, motivem a criança para a sua realização, facilitando assim o trabalho desenvolvido e a interação entre a criança e o adulto.

Ao estar motivada, a criança apresenta uma maior predisposição para a realização das tarefas, o que consequentemente leva a um maior sucesso da mesma e uma aquisição mais rápida das aprendizagens. O elemento motivador na atividade, muitas vezes o desenho animado preferido, assume também um papel tranquilizador, contribuindo para níveis de ansiedade mais baixos em tarefas de maior exigência.

Um exemplo destas adaptações é a construção de uma atividade que engloba os números e associações a quantidades com recurso ao Faísca McQueen, uma das personagens mais adoradas no O2a Centro. Outro exemplo, passa pela aplicação de símbolos em cada página de uma história, permitindo, desta forma, que a criança tenha uma melhor compreensão da mesma.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-04

Tecnologia e as PEA

2022-09-09

Quem é o psicólogo?

2023-06-02

A importância de manter as rotinas nas férias

2023-06-23

A importância da natureza no desenvolvimento infantil