2022-11-07

Terapia Ocupacional

Interoceção, o que é?

Existem ainda poucos estudos acerca deste tema em específico, mas este é considerado o 8º sistema sensorial e tem um papel extremamente importante em muitas das nossas atividades diárias.

Este sistema, com um enquadramento ainda pouco claro para alguns e ainda em descoberta no meio científico, representa todos os sinais internos do nosso corpo com vista à resposta ao meio em função destes sinais.

Apresenta ligação direta às vísceras e órgãos internos, auxiliando então na interpretação de sensações relacionadas com a dor e prazer e desta forma na interpretação de sensações como a fome ou sede, necessidade de urinar e defecar ou mesmo dor associada a um ferimento.

Desta forma, dependendo da informação, podemos recorrer neste sentido a mecanorreceptores (sensíveis à deformação), termorreceptores (associados à temperatura), barorreceptores (sensíveis à pressão sanguínea) ou nociceptores (que capturam a quebra de células e eles enviam sensações de dor), auxiliando depois na interpretação do estado do corpo.

A nível clínico, este sentido poderá repercutir alterações ligadas com a ansiedade, com as respostas e regulação emocional e mesmo caracterizar muito daquele que é o perfil do indivíduo a nível regulatório e na resposta social.

Assim, os Terapeutas Ocupacionais recorrem ao trabalho neste sentido, com vista à melhoria nos padrões de resposta às sensações, de forma a melhorar a qualidade de vida, funcionalidade e independência diárias, bem como a melhorias na interação com o outro.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-14

Sistema Propriocetivo

2022-06-30

Sistema Tátil

2022-03-10

Sistema Interocetivo

2022-07-15

Sistema Vestibular

2022-07-31

Sistema Olfativo