2022-09-09

Psicologia

Quem é o psicólogo?

O Psicólogo é um profissional de saúde que procura compreender e melhorar o funcionamento e bem-estar humano.

Este pode intervir em questões relacionadas com alterações comportamentais, cognitivas, emocionais, sociais e perturbações do foro psicológico, abrangendo todas as faixas etárias.

Existem três grandes áreas de especialização:

Psicologia Clínica e da Saúde, o papel do Psicólogo Clínico centra-se em orientar a pessoa na resolução das dificuldades que vão surgindo ao longo da vida e em ajudá-la a encontrar as suas próprias respostas, facilitando a autorreflexão e o desenvolvimento pessoal.

Áreas de atuação:

- Saúde mental da criança, do adulto e do idoso (ex.: Perturbações de Ansiedade, Depressivas, do Comportamento Alimentar, etc);

- Dificuldades de aprendizagem;

- Problemas socioemocionais;

- Consumo e abuso de substâncias psicoativas;

- Dificuldades de adaptação a mudanças de vida relevantes, entre outras.

Quanto à Psicologia do Desenvolvimento, o Psicólogo tem que ter em consideração quatro grandes âmbitos essenciais para um desenvolvimento completo e saudável: físico, cognitivo, socioemocional e comportamental.

O desenvolvimento físico diz respeito a uma sequência de evoluções corporais que ocorrem ao longo do crescimento, que permitem adquirir competências especificas que tornam a criança e o adolescente cada vez mais capaz a nível motor;

O desenvolvimento cognitivo centra-se nos processos mentais e funções executivas que possibilitam a construção do conhecimento ao longo do seu crescimento;

O desenvolvimento social prende-se com a aquisição de competências que permitem a interação e a criação de relações com os outros;

O desenvolvimento emocional pressupõe a aprendizagem e compreensão dos nossos sentimentos e emoções, assim como dos outros;

Por fim, quando surgem dificuldades ao nível da expressão e compreensão socioemocional bem como de autorregulação, estas refletem-se em comportamentos menos adequados ou disruptivos que necessitam de intervenção especializada, com vista a eliminar estes comportamentos.

O desenvolvimento para além de estar dividido em quatro grandes áreas, está subdivido em determinadas etapas em que a criança e o adolescente poderão apresentar dificuldades. Estas dificuldades quando prolongadas no tempo, podem impedir a aquisição das competências necessárias para iniciar as novas etapas, prejudicando o seu processo de desenvolvimento global.

Assim, quando existe alguma discrepância entre o que é expectável no desenvolvimento e no comportamento da criança/ adolescente e o que é observado, o Psicólogo do Desenvolvimento deverá intervir.

Os seus objetivos serão o despiste/ diagnóstico das causas destas dificuldades no sentido de promover estratégias para as minimizar ou ultrapassar. Deverá orientar a criança/ adolescente e a sua família durante todo o processo e em todos os contextos de vida, de forma a assegurar o melhor prognóstico possível.

Alguns exemplos de dificuldades observadas são:

- Ansiedade infantil;

- Depressão infantil;

- Fobias e medos específicos;

- Perturbações Obsessivas e Compulsivas;

- Terrores noturnos e pesadelos;

- Perturbação de Desafio e Oposição;

- Hiperatividade e Défice de Atenção;

- Perturbações do Espetro do Autismo;

- Perturbações de eliminação: enurese e encoprese, entre outras.

Por último, a Psicologia do Trabalho e das Organizações é uma das áreas dentro da Psicologia que estuda e intervém no comportamento humano no local de trabalho. O seu principal objetivo é propiciar um ambiente que favoreça ao trabalhador atingir não apenas as suas metas de trabalho, mas também as suas realizações profissionais e pessoais. Assim, o papel do psicólogo passará por criar estratégias que combinem e satisfaçam tanto as necessidades das organizações como dos seus trabalhadores.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-04-05

A Intervenção Precoce nas PEA

Projeto Casa Adaptada