São vários os sinais de alerta que podem evidenciar algum tipo de atraso ou disfunção no desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Por esse motivo, e porque é fundamental estar atentos a estes sinais, as nossas terapeutas da fala reuniram os principais associados a cada faixa etária que possa avaliar o atingir dos diferentes marcos da sua criança:
Até aos 6 meses:
- não sorri ou sorri pouco
- não é reciproco nas primeiras trocas de sons entre pais e filhos
- não estabelece contacto ocular
Até aos 9 meses:
- é um bebé silencioso, produz poucos sons
- não responde a tentativas de interação
- não reage ao seu nome e/ou a sons familiares
Até aos 12 meses:
- raramente responde quando é chamado
- não demonstra interesse em imitar
- não produz as primeiras palavras
Entre os 12 e os 18 meses:
- não diz ou diz poucas palavras
- não comunica de forma alguma verbalmente
Entre os 18 e os 24 meses:
- não compreende ordens simples
- mantém o uso de palavras “soltas”/isoladas
- não parece saber os nomes de objetos familiares ou do quotidiano
Entre os 2 e os 3 anos:
- não começa a juntar palavras para formar frases curtas
- não utiliza a fala para passar a mensagem (ex: pedir algo, responder a questões,..)
- não responde ou responde pouco
- não interage ou interage pouco
- não consegue seguir instruções com relação entre dois objetos (ex: “Põe o carrinho na caixa”)
- não consegue responder a questões como “o que é?” e “onde está?”
- não compreende as funções de objetos do dia a dia
Entre os 3 e os 4 anos:
- apresenta um discurso incompreensível e confuso
- não entra numa conversa nem demonstra interesse nisso
- conhece e utiliza poucas palavras
- apresenta um discurso muito difícil de entender mesmo para os familiares mais próximos
Entre os 4 e os 5 anos:
- demonstra dificuldade em apreender cores, nomes de objetos e lugares e tende a substituir por “coisa”, “isso”, “aquilo”,…
- omite, adiciona e troca sons nas palavras
- comunica apenas para satisfazer necessidades, responder a questões e pouco mais
Em idade escolar:
- não consegue associar as letras aos seus sons
- dá muitos erros na escrita e de forma constante
- lê muito devagar e sem expressividade
- revela dificuldades na interpretação de textos, mesmo os mais simples
- recusa-se constantemente a fazer tarefas relacionadas com a leitura e a escrita ou mostra-se muito cansado após estas atividades
- utiliza frases mal estruturadas e/ou confusas
- precisa que repitam várias vezes a orientação/ordem
- não consegue manter o mesmo tema de conversa
Nos casos em que são observadas algumas destas características, é aconselhada uma avaliação em Terapia da Fala, de forma a, se necessário, intervir precocemente e facilitar o atingir das metas de desenvolvimento esperadas para cada faixa etária.