2022-03-10

Terapia Ocupacional

Sistema Interocetivo

A interoceção é, atualmente, considerada o 8º sentido do corpo humano (a par da visão, audição, tato, olfato, paladar, proprioceção e vestibular). Este sistema sensorial permite-nos saber e percecionar o que está a acontecer dentro do nosso corpo. Sensações como a sede, o cansaço ou até a necessidade de ir à casa de banho, são possíveis de perceber graças a este sistema sensorial!

Este é um sistema sensorial pouco abordado e explorado ainda, pelo que ainda não é conhecido por todos. Por exemplo, apenas se sabe que os seus recetores sensoriais se encontram localizados ao longo de todo o nosso corpo – não sendo ainda possível saber mais sobre estes.

Um sistema interocetivo com o seu funcionamento otimizado ou adequado permite-nos ter respostas adaptativas mais rápidas e eficazes – tirar o casaco quando sentimos calor, buscar um copo de água quando temos sede, correr para a casa de banho quando estamos indispostos.

Mas não é só em situações com respostas físicas que o sistema interocetivo é importante. A verdade é que este desempenha um papel importante na expressão/regulação emocional! Se pensarmos bem, muitas das nossas emoções são mais evidentes a partir de sensações corporais – as borboletas na barriga, os tremores, os arrepios, o batimento cardíaco mais acelerado… Em casos em que o sistema interocetivo não esteja íntegro, a pessoa tem mais dificuldade em percecionar estas sensações e a sua expressão emocional fica condicionada.

Ainda há muito caminho a percorrer para que todos reconheçamos a importância deste sistema sensorial, e para isso temos os nossos terapeutas ocupacionais prontos para ajudar nessa missão.