2022-03-14

Terapia Ocupacional

Sistema Propriocetivo

O sistema propriocetivo é um sistema sensorial relacionado com o conceito de PROPRIOCEÇÃO, que diz respeito à capacidade de reconhecer como estão orientadas e posicionadas as diferentes partes do nosso corpo, sem que seja necessário recorrer ao sistema visual. Isto é possível devido aos mecanorrecetores localizados nos músculos, articulações e tendões que, sempre que ativados com o movimento das partes do corpo, enviam as informações referentes à posição e orientação do corpo ao Sistema Nervoso Central para depois ser produzida uma resposta (habitualmente motora ou postural) à informação rececionada.

Quando este sistema se encontra íntegro, conseguimos facilmente tocar no nosso nariz de olhos fechados, andar em linha reta de olhos fechados, descer as escadas sem estar a olhar diretamente para os degraus e correr sem tropeçar ou manter a posição de sentado de forma mantida.

Porém, em casos de desregulação deste sistema sensorial, são várias as consequências que dela podem advir, que afetam a sua funcionalidade nas diferentes atividades da sua rotina (seja na escola, em casa ou noutros locais que frequente) e o seu bem estar emocional/comportamental.

É fundamental que, caso identifique alguns destes comportamentos por parte do seu filho, procure uma avaliação com um Terapeuta Ocupacional para esclarecer todas as dúvidas e saber como ajudar o seu filho.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-04-20

Sistema Visual

2022-06-30

Sistema Tátil

2022-03-10

Sistema Interocetivo

2022-07-15

Sistema Vestibular