2022-04-20

Terapia Ocupacional

Sistema Visual

O sistema visual é responsável por inúmeras funções no nosso dia-a-dia: permite-nos perceber onde estão os objetos que vamos alcançar, a distância a que se encontram, que cor e forma apresentam, tirar ilações acerca de texturas e consistências, perceber como podemos manipulá-los e mesmo procurar locais onde os encontrar. Permite-nos perceber a nível social o que a pessoa com quem falamos estará a sentir e por vezes a pensar, a que distância nos devemos posicionar ou onde colocar a mão quando damos um aperto de mão e mesmo encontrá-la no meio de várias pessoas. Conseguimos antecipar e baixar a cabeça perante um objeto voador como uma bola, ou ver onde nos vamos agarrar quando estamos para cair. Este sistema é responsável por recolher imensa informação ao longo do dia e auxiliar em praticamente tudo o que fazemos na nossa rotina. De um modo geral, na recolha, interpretação e codificação da informação visual, devemos ter em atenção fatores como: Iluminação e contraste dos objetos, espaços e ambiente/pessoas; tamanhos e formas; posições; cores e dimensões; movimento associado ao estímulo visual a que tomamos atenção; utilidade, nome e relação pessoal com os objetos ou ações associadas ao estímulo em si.

 

E quem tem dificuldades a nível visual? Será que acontece o mesmo?

 

Imaginemos agora um mundo onde não podemos abrir os olhos, um mundo onde todos os objetos apresentam à vista a cor vermelha ou diferentes tonalidades de vermelho, por exemplo, um mundo onde não conseguimos focar no objeto que procuramos, ou mesmo perceber a relação espacial entre objetos para distinguir por exemplo que se retirarmos um livro da estante do topo, nos irão cair os livros da prateleira. Imaginemos agora que temos então problemas de perceção visual e que tudo isto fica alterado, impossibilitado. O que fazer?

Eis as dificuldades muitas vezes sentidas por quem apresenta alterações ao nível da perceção visual e/ou acuidade visual. Eis dificuldades onde um diagnóstico precoce, alerta para sinais precoces de dificuldade e rastreio associado e uma intervenção consistente serão de extrema importância para um melhor prognóstico, bem-estar e funcionalidade.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-10

Sistema Interocetivo

2022-07-15

Sistema Vestibular