Encontre seu especialista. Converse com um profissional sem sair de casa. Indique-nos a sua disponibilidade! Posteriormente será contactado (a) para confirmação da data e hora.
A persistência e o profissionalismo fazem parte integrante da nossa missão. Sabemos que, mesmo o percurso mais difícil começa sempre com um primeiro passo que nos ajuda a crescer.
A equipa do O2a Centro de Terapia e Desenvolvimento trabalha em proximidade com as famílias, as escolas, creches e infantários, assim como com os médicos e terapeutas envolvidos no processo clínico da criança e adolescente.
Connosco as famílias são ouvidas. Trabalhamos de modo verdadeiramente transdisciplinar, envolvendo os cuidadores em todo o processo educativo e terapêutico.
Todos os terapeutas têm formação especializada e credenciada nas áreas e serviços disponibilizados, nomeadamente nas perturbações de desenvolvimento.
As Perturbações de Espetro do Autismo (PEA) constituem uma das prioridades de excelência do O2a Centro, muito embora a especialização, experiência e desenvolvimento profissional contínuo dos profissionais permita oferecer um leque igualmente especializado e abrangente de serviços e áreas de intervenção.
Equipa técnica, com formação especializada na Perturbação do Espetro do Autismo, atua em estreita articulação com os pais e profissionais externos ao Centro por meio de uma intervenção verdadeiramente transdisciplinar.
• Doutoramento em Perturbações de Espetro do Autismo pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/ Professora Assistente Convidada na FMUP - Área das Neurociências;
• Mestrado em Intervenção precoce (PEA) pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto;
• Especialidade em Pedopsiquiatra (Psiquiatria de Infância e Adolescência);
• Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
• Assistente Hospitalar Graduada no Centro Hospitalar S. João;
• Coordenadora da Unidade de Perturbações de Espetro do Autismo do Centro Hospitalar S. João;
• Formação em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar;
• Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama;
• Autora de várias publicações a nível nacional e internacional na área de PEA e responsável por vários projetos de intervenção/ formação sobre PEA.
Áreas preferenciais de Intervenção:
• Perturbações do neurodesenvolvimento/ Perturbações do Espetro do Autismo;
• Perturbações de comunicação e relação;
• Hiperatividade e Défice de Atenção;
• Perturbações do comportamento e de autorregulação;
• Perturbações do Humor;
• Perturbações de Ansiedade-Ansiedade de separação-Crises de pânico;
• Perturbações do Espetro Obsessivo-Compulsivo;
• Dificuldades de Aprendizagem e de adaptação escolar;
• Pedopsiquiatria de ligação (interface entre Pediatria e Pedopsiquiatria).
Formação Profissional:
• Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com projeto intitulado “Apoio de pais e cuidadores com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo – um estudo comparativo entre Portugal e Inglaterra”;
• Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Aplicada pela Nottingham Trent University, Inglaterra;
• Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Nottingham Trent University, Inglaterra.
Formação Complementar:
• Formação e acreditação clínica de Autism Diagnostic Interview Revised (ADI-R);
• Formação e acreditação clínica de Autism Diagnostic Observational Schedule 2 (ADOS-2);
• Curso Prático em WISC – III (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças);
• Certificação na Escala de Avaliação do Desenvolvimento de Griffiths III (Association for Research in Infant and Child Development);
• Curso de Formação Profissional de Avaliação Neuropsicológica com a BANC - Nível inicial (Hogrefe);
• Formação em Intervenção Psicoeducacional na Perturbação do Espetro do Autismo;
• Workshop em “The Greenspan Floortime Approach” ministrado por Jake Greenspan: Visão geral do Modelo DIR / Técnicas e princípios do Floortime;
• Formação em “Orientação Sexual e Identidade de Género”;
• Certificada em Mentoria (Peer mentoring awad) pela Universidade de Oxford, Inglaterra;
• Formação Profissional em Gestão da Formação e Coordenação Pedagógica, FOCO – Formação e Consultoria.
Atuais funções:
• Coordenadora na valência de Psicologia;
• Orientadora e supervisora de estágios curriculares e profissionais da OPP;
• Psicóloga na consulta individual de Psicologia Clínica e da Saúde com adolescentes e adultos, na Psicologia do Desenvolvimento e no Programa de Intervenção Precoce com população infantojuvenil;
• Avaliação e acompanhamento psicológico individual e em grupo de crianças, adolescentes e adultos com várias problemáticas do Desenvolvimento e do Neurodesenvolvimento, nomeadamente com Perturbação do Espetro do Autismo;
• Experiência de intervenção em diferentes contextos (clínico, escolar e domiciliário);
• Intervenção em Terapia de Grupo nas várias faixas etárias.
Áreas de Intervenção:
• Psicologia Clínica e da Saúde;
• Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na Perturbação do Espetro do Autismo;
• Intervenção Precoce;
• Avaliação e Intervenção Psicológica individual e em grupo aplicada a todas as faixas etárias, em contexto clínico, escolar e familiar.
Formação Profissional:
• Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto;
• Formação académica em Psicologia Clínica e em serviço na área das Dificuldades de Aprendizagem;
Formação Complementar:
• Formação em serviço na aplicação das baterias de avaliação Griffiths, WISC, BANC;
• Certificado de Competências Pedagógicas (CCP);
• A terminar a especialização avançada em neuropsicologia pediátrica.
Áreas de Intervenção:
• Psicologia Clínica e Dificuldades de Aprendizagem;
• Avaliação e intervenção individual com crianças e adolescentes, integradas numa perspetiva bioecológica;
• Formação e Consultoria.
Formação Profissional:
• Mestre em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
• Estágio Curricular na Equipa Local de Intervenção Precoce de Matosinhos (ELI);
• Estágio Profissional (OPP) desenvolvido no O2a Centro de Terapia e Desenvolvimento.
Formação Complementar:
• Formação especializada em Intervenção Precoce e Intervenção Psicoeducacional na Perturbação do Espetro do Autismo;
• Formação e acreditação clínica de Autism Diagnostic Observational Schedule 2 (ADOS-2);
• Curso em integração sensorial da infância à idade adulta;
• Curso de Formação Profissional de Avaliação Neuropsicológica com a BANC -Nível inicial (Hogrefe);
• Agente Multiplicador do “DROPI” e “DROPI PRÉ-ESCOLAR”: Programa de desenvolvimento socioemocional para crianças” (Associação Unificar).
Atuais funções:
• Psicóloga na consulta individual na Psicologia do Desenvolvimento e no Programa de Intervenção Precoce com população infantojuvenil;
• Avaliação e acompanhamento psicológico individual e em grupo de crianças e adolescentes com várias problemáticas do Desenvolvimento e do Neurodesenvolvimento, nomeadamente com Perturbação do Espetro do Autismo;
• Intervenção em diferentes contextos (clínico, escolar e domiciliário);
• Intervenção em Terapia de Grupo, com ênfase nas competências sociais e emocionais.
Áreas de Intervenção:
• Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na Perturbação do Espetro do Autismo;
• Intervenção Precoce;
• Intervenção em Terapia de Grupo;
• Avaliação e Intervenção Psicológica individual e em grupo aplicada a todas as faixas etárias, em contexto clínico, escolar e familiar.
Formação Profissional:
• Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
• Dissertação desenvolvida em torno da “Participação Inclusiva: comparação de crianças com incapacidades, em risco e com desenvolvimento típico”;
• Estágio Curricular e Profissional (OPP) desenvolvido no O2a Centro de Terapia e Desenvolvimento.
Formação Complementar:
• Especialização Avançada em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes;
• Curso Avançado em Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio;
• Curso Breve de Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes;
• Curso Prático em WISC – III (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças);
• Certificação na Escala de Avaliação do Desenvolvimento de Griffiths III (Association for Research in Infant and Child Development);
• Curso de Formação Profissional de Avaliação Neuropsicológica com a BANC -Nível inicial (Hogrefe);
• Formação e acreditação clínica de Autism Diagnostic Observational Schedule 2 (ADOS-2);
• Formação Base Hora de SER: Capacitar para Implementar no 1º ciclo (APAV);
• Curso de Formação Inicial de Formadores – CCP;
• Curso Intensivo em Interpretação do Desenho Infantil;
• Curso Intensivo: Dislexia, Disgrafia e Disortografia;
• Workshop Online "Medos e Ansiedades na Infância";
• Curso de Formação Profissional de Escrita Criativa.
Atuais funções:
• Psicóloga na consulta individual de Psicologia Clínica e da Saúde com crianças e adolescentes, na Psicologia do Desenvolvimento e no Programa de Intervenção Precoce com população infantojuvenil;
• Avaliação e acompanhamento psicológico individual e em grupo de crianças e adolescentes com várias problemáticas do Desenvolvimento e do Neurodesenvolvimento;
• Intervenção em diferentes contextos (clínico, escolar e domiciliário);
• Intervenção em Terapia de Grupo nas várias faixas etárias.
Áreas de Intervenção:
• Psicologia Clínica e da Saúde;
• Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na Perturbação do Espetro do Autismo;
• Intervenção Precoce;
• Avaliação e Intervenção Psicológica individual e em grupo aplicada a todas as faixas etárias, em contexto clínico, escolar e familiar.
Formação Profissional:
- Licenciatura em Psicologia pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique;
- Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Formação Complementar:
- Dissertação de Mestrado desenvolvida em torno de "O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em crianças no clima emocional, na inteligência emocional e na relação aluno-professor";
- Aplicação do programa de promoção de competências socioemocionais em crianças “O Eu e o Nós das Emoções”;
- Formadora da “Formação para professores sobre competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo” que integra o programa de promoção de competências socioemocionais em crianças “O Eu e o Nós das Emoções”;
- Lecionação de aulas abertas na Universidade Portucalense sobre Aprendizagem Socioemocional nas Crianças, Inteligência Emocional, Avaliação Psicológica na Criança e no Adolescente;
- Assistência dos Seminários: Mindfulness; Psicologia do Desporto; Empreendedorismo; Violência Doméstica; Acompanhamento Psicológico no período Pré́-natal e Pós-parto; Linguagem inclusiva;
- Formação Inicial Psicólogo Júnior;
- Formação de longa duração em “Terapia Focada nas Emoções”;
- Formação “Intervenção com Crianças e Jovens em Risco”;
- Semana da Inteligência Emocional.
Funções Atuais:
- Avaliação e intervenção individual, no âmbito Clínico e da Saúde, com adolescentes;
- Avaliação e intervenção individual, com crianças e adolescentes, nas mais variadas problemáticas do Desenvolvimento e Neurodesenvolvimento;
- Programa de intervenção precoce com população infanto-juvenil;
- Intervenção em múltiplos contextos – clínico, escolar e domiciliário.
Áreas de Intervenção:
- Psicologia Clínica e da Saúde;
- Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na Perturbação do Espetro do Autismo;
- Intervenção Precoce;
- Avaliação e intervenção psicológica individual a crianças e adolescentes em contexto clínico, escolar e domiciliário.
Áreas de Intervenção: Terapia da fala em contexto clínico, escolar e em domicílios; Foco principal de intervenção na área das perturbações do neurodesenvolvimento.
Formação Profissional:
Áreas de Intervenção: Salienta-se a intervenção na área das perturbações do neurodesenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento comunicativo com crianças com PEA e em perturbações articulatórias e/ou fonológicas.
Formação Profissional:
Formação Complementar:
Áreas de Intervenção:
Licenciatura em Terapia da Fala, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve;
Curso de Especialização Avançada em Motricidade Orofacial.
Áreas de Intervenção: Terapia da fala em contexto clínico, escolar e em domicílios; Foco principal de intervenção nas áreas de linguagem, comunicação, fala e motricidade orofacial.
Formação Profissional:
• Mestrado em Terapia Ocupacional, com a dissertação entitulada de "VR in promoting empathy and knowledge towards Autism Spectrum Disorders" pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto;
• Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto;
• Especialização Avançada em Perturbações do Espetro do Autismo;
Formação Complementar:
• Curso "Conceito de Bobath e Integração Sensorial";
• Curso Intensivo em Dificuldades de Leitura e Escrita;
• Curso de Terapia pela Arte;
• Curso "Childhood in the digital age";
• Participação na edição do capítulo "Gamification applied to Autism Spectrum Disorders", no livro "Digital Therapies in Psychosocial Rehabilitation and Mental Health";
• Workshops na área das dificuldades de aprendizagem, integração sensorial e do método de Montessori;
• Certificado de Competências Pedagógicas (CCP);
• Acreditação de aplicação da Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil II (SGS II).
Atuais funções:
• Coordenadora na valência de Terapia Ocupacional;
• Orientadora e supervisora de estágios curriculares e profissionais;
• Perturbações do neurodesenvolvimento, com ênfase nas Perturbações do Espetro do Autismo e na área de gerontologia.
Formação Profissional:
Formação Complementar:
Atuais funções:
Uma equipa jovem, com formação de excelência e em permanente atualização.
Lutamos contra o estigma e a discriminação. Somos todos iguais nas diferenças e no respeito pelo outro.
Abrangendo diversas áreas, procuramos dar resposta a variadas problemáticas do desenvolvimento das crianças e jovens.
Ajustamos as respostas aos recursos das famílias. Caminhamos ao lado de quem precisa.