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Pedopsiquiatria

O O2a Centro de Terapia e Desenvolvimento em conjunto com a Dra. Alda Mira Coelho, dispõe de uma equipa especializada que disponibiliza os meios humanos e tecnológicos, no sentido de desenvolver intervenções personalizadas, incluindo a articulação com a família, escola e restante comunidade.

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Desenvolvimento e Intervenção Precoce

A avaliação do desenvolvimento articula as áreas da psicologia, da terapia ocupacional e terapia da fala. 

A intervenção precoce, tem sido comprovada por estudos de eficácia como sendo determinante para um maior sucesso nas perturbações.

A avaliação de desenvolvimento abarca um processo compreensivo e holístico, centrando-se no estudo das fases do desenvolvimento (cognitivo, psicossocial, socioemocional, mas também ao nível da comunicação, da articulação, da componente sensorial, motora e da autonomia) e nos fatores que lhe estão subjacentes desde a infância à idade adulta.

 

A avaliação do desenvolvimento articula as áreas da Psicologia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.

A intervenção precoce, de carácter sistemático e intensivo, tem sido comprovada por estudos de eficácia como sendo determinante para um maior sucesso nas perturbações de desenvolvimento, especialmente na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA).

 


Esta intervenção é fundamental para prevenir os efeitos causados pelos défices precoces e que interferem com o desenvolvimento.

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Psicologia

Existem diversas formas de dificuldades de aprendizagem e as crianças não apresentam todas os mesmos problemas nos vários domínios: leitura, escrita, cálculo, competências sociais, entre outros.

Existem diversas problemáticas do desenvolvimento e as crianças não apresentam todas os mesmos problemas nos vários domínios: leitura, escrita, cálculo, competências sociais, entre outros.

 

Procuramos fazer o diagnóstico do problema e fatores envolventes para ajudar a encontrar as soluções mais adequadas.

É orientado por profissionais especializados, utilizando estratégias adaptadas às características individuais, valorizando os pontos fortes da criança e procurando promover o sucesso escolar além de orientar na realização de trabalhos escolares.

 

As sessões podem ser individuais ou em grupo, após as atividades escolares.

Processo de apoio no autoconhecimento e na procura ativa de alternativas vocacionais que auxiliem o jovem na tomada de decisão.

Nas múltiplas relações que estabelecemos connosco e com os outros, vivenciamos frequentemente mal-estar e/ou sofrimento pessoal e relacional.

A psicoterapia e o aconselhamento psicológico podem ser formas de ajuda muito relevantes para dar novos significados a estas vivências, tais como: 


• Terapia cognitivo-comportamental;

• Psicoterapia EMDR (uma psicoterapia de base neuropsicológica que intervém pela estimulação bilateral do cérebro no impacto psicológico das experiências de vida adversas e/ou traumáticas).

• Psicoterapia baseada em Mindfulness;

• Consulta do trauma e do luto;

• Terapia de casal (intervém maioritariamente sobre problemas de comunicação, falta de afeto emocional, excessivo apoio instrumental, episódios de casos extraconjugais, expectativas irrealistas em relação ao outro ou à relação, atitudes diferentes face às famílias de origem ou aos papéis como pais. Quando capaz de intervir sobre o domínio da sexologia clínica, a terapia de casal consegue ainda abarcar as dificuldades da vivência sexual do casal, tão frequentes e tão necessárias de ser trabalhada na população portuguesa).

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Terapia da Fala

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e todas as perturbações relacionadas com a função visual, auditiva, cognitiva, oro-muscular, respiração, voz e deglutição.

A comunicação engloba toda as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não verbal.


Como tal, intervém ao nível da linguagem, da comunicação, da articulação, da motricidade orofacial, da voz e da deglutição.

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Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional, na área pediátrica, utiliza o brincar e as atividades da rotina diária da criança para avaliar e intervir no desenvolvimento das competências motoras, sensório-percetivas, cognitivas e sociais, que permitam a funcionalidade da criança nas atividades que lhe são significativas, como as de vida diária e de vida diária instrumentais, brincar, sono, académicas, sociais e de lazer.

Poderá realizar adaptações nas atividades imprescindíveis à funcionalidade, independência e autonomia da criança no seu dia-a-dia, bem como a adaptação de materiais, espaços, estrutura da atividade ou, possivelmente, exigências sociais, realizando muitas vezes o treino de autonomia e independência nas tarefas ou atividades onde se encontram dificuldades.

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Nutrição

Cada vez mais se tem dado importância aos cuidados alimentares e à sua influência na saúde e neurodesenvolvimento.

O papel do microbioma no autismo tem sido muito realçado sugerindo maior atenção à hipersensibilidade e seletividade alimentar apresentadas por muitas crianças do espetro do autismo.

 

Por estes motivos resolvemos incluir uma nutricionista na nossa equipa, com vasta experiência nesta área, nomeadamente no espetro do autismo, possibilitando sessões de avaliação, acompanhamento periódico e aconselhamento parental, presencial ou online.

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Formação

Poderá visualizar na secção ao lado o tipo de formações que disponibilizamos. 

Perturbações do Espetro do Autismo:

 

  • O que se sabe sobre autismo? Como orientar? Existe cura?
  • Como promover competências socioemocionais? A brincar também se aprende (histórias e jogos sociais);
  • O corpo e as sensações – Promover a autorregulação e integração sensorial;
  • Como promover a comunicação – As várias formas de «falar»;
  • Como antecipar alteração de rotinas; lidar com mudanças e com imprevistos;
  • Como lidar com as birras e a desregulação emocional?
  • É difícil comer! É difícil dormir! O que fazer?
  • Como promover a socialização? «Quero ter um Amigo!»;
  • Problemas de adaptação escolar: Prevenir o bullying e o isolamento;
  • Como promover apoios e medidas pedagógicas (legislação/ direitos parentais);
  • A adolescência na PEA: Comportamento, autocontrole, sexualidade.

Sessões sobre diferentes temas para pais ou professores (presenciais ou online, com possibilidade de dar formação em escolas):

  • Autismo e suas variantes;
  • Como lidar com as birras;
  • Hiperatividade e défice de atenção;
  • Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem;
  • Linguagem e comunicação: Como se desenvolve;
  • Problemáticas da Adolescência/Sexualidade e identidade de género.
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Terapia Familiar Sistémica

A terapia familiar sistémica intervém diretamente sobre o sistema familiar nuclear e não nuclear e sobre problemáticas do funcionamento dinâmico da família.

As problemáticas do funcionamento dinâmico da família podem englobar problemas de comunicação, conflitos relacionais derivados de famílias com pais separados, famílias reconstruídas ou famílias multiproblemáticas, crianças e adolescentes com problemas comportamentais e/ou emocionais, perturbação da dinâmica familiar por uma perda, luto ou trauma ou ainda na resolução de triangulações familiares que impeçam a coesão entre os seus elementos.

 


O sinal que traz a família à terapia é interpretado como o aspeto “denunciador” de que existem dificuldades num funcionamento familiar ajustado é muitas vezes o ponto de partida para que se possa redefinir o problema, abrindo portas para o equilíbrio do sistema familiar

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Grupos Terapêuticos e de Desenvolvimento

Analisando e avaliando as caraterísticas, necessidades e objetivos de cada criança, por vezes torna-se essencial intervir diretamente na relação, interação e comunicação com os pares.

Para aprender a ler e a escrever é necessário saber que a língua, no seu modo oral, é formada por unidades linguísticas mínimas – os sons da fala – e que os caracteres do alfabeto representam, na escrita, essas unidades mínimas. A tarefa de fazer corresponder um som da fala a um grafema quando desempenhada por crianças que não conseguem, ainda, segmentar o continuo sonoro nestas unidades mínimas, é algo muito complexo.

 

Tendo em conta os resultados da investigação relativa ao perfil da consciência fonológica infantil à entrada na escola, deve-se começar pelo treino da consciência silábica, que todas as crianças possuem naturalmente em fase de desenvolvimento avançado neste momento das suas vidas, desempenhando um papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento das competências da leitura e da escrita. 

O trabalho sobre a consciência fonológica, realizado precocemente, antes e durante a iniciação à leitura e à escrita, permitirá promover o sucesso escolar.

Em grupos de crianças com perturbações de desenvolvimento, nomeadamente o Autismo, a expressão corporal e dramática tem sido uma ferramenta cada vez mais usada devido aos benefícios empiricamente comprovados ao nível da cognição social (a forma como percecionamos o mundo à nossa volta e como percebemos o estado mental do outro), das competências sociais (a forma como interagimos com o outro), da expressão e regulação emocional.

• Grupos de promoção da autonomia e independência;
• Grupos de promoção de competências sociais;
• Grupos de regulação comportamental e emocional;
• Grupos de apoio e orientação parental;
• Grupos de apoio aos irmãos;
• Campos de férias / ocupação de tempos livres.

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Musicoterapia

A musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, num processo de facilitação e promoção da comunicação, relação, aprendizagem, expressão emocional e outros objetivos terapêuticos relevantes.

Está comprovada a sua indicação e benefícios em perturbações de neuro desenvolvimento, nomeadamente nas perturbações de espetro do autismo, nas quais a música é uma área preferencial de comunicação e expressão.

No O2a Centro vamos ter o privilégio de ter sessões de Musicoterapia desenvolvidas por uma musicoterapeuta e musicista com muita experiência, nomeadamente na aplicação em crianças e jovens com espetro do autismo.

Pode realizar-se sessões individuais ou de grupo, abrangendo vários grupos etários.

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Parcerias e Vertente Social

Temos um conjunto de parcerias com escolas e diversas instituições, assim como apoio social a jovens com dificuldades económicas. 

• Programas de ocupação de tempos livres;
• Programas de Mindfulness nas escolas;
• Estágios curriculares e profissionais.

• Iniciativas abertas à comunidade;
• Apoio social a jovens com dificuldades económicas.