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Desenvolvimento e Intervenção Precoce

A avaliação do Desenvolvimento articula as áreas da Psicologia, da Terapia Ocupacional e Terapia da Fala. A Intervenção Precoce, tem sido comprovada por estudos de eficácia como sendo determinante para um maior sucesso nas Perturbações.

A Avaliação de Desenvolvimento abarca um processo compreensivo e holístico, centrando-se no estudo das fases do desenvolvimento (cognitivo, psicossocial, socioemocional, mas também ao nível da comunicação, da articulação, da componente sensorial, motora e da autonomia) e nos fatores que lhe estão subjacentes desde a infância à idade adulta.

 

A avaliação do Desenvolvimento articula as áreas da Psicologia, da Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.

A Intervenção Precoce, de carácter Sistemático e Intensivo, tem sido comprovada por estudos de eficácia como sendo determinante para um maior sucesso nas Perturbações de Desenvolvimento, especialmente na Perturbação do Espetro do Autismo.

 


É fundamental para prevenir os efeitos causados pelos défices precoces e que interferem com o desenvolvimento.

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Psicologia

Existem diversas formas de Dificuldades de Aprendizagem e as crianças não apresentam todas os mesmos problemas nos vários domínios: leitura, escrita, cálculo, competências sociais, entre outros...

Existem diversas problemáticas desenvolvimentais e as crianças não apresentam todas os mesmos problemas nos vários domínios: leitura, escrita, cálculo, competências sociais, entre outros.

 

Procuramos fazer o Diagnóstico do problema e fatores envolventes para ajudar a encontrar as soluções mais adequadas.

É orientado por profissionais especializados, utilizando estratégias adaptadas às características individuais, valorizando os pontos fortes da criança e procurando promover o sucesso escolar além de orientar na realização de trabalhos escolares. As sessões podem ser individuais ou em grupo, após as atividades escolares.

Processo de apoio no autoconhecimento e na procura ativa de alternativas vocacionais que auxiliem o jovem na tomada de decisão.

Nas múltiplas relações que estabelecemos connosco e com os outros, vivenciamos frequentemente mal-estar e/ou sofrimento pessoal e relacional. A psicoterapia e o aconselhamento psicológico podem ser formas de ajuda muito relevantes para dar novos significados a estas vivências, tais como: 


•    Terapia Cognitivo-Comportamental;

•    Psicoterapia EMDR (uma psicoterapia de base neuropsicológica que intervém pela estimulação bilateral do cérebro no impacto psicológico das experiências de vida adversas e/ou traumáticas).

•    Psicoterapia baseada em Mindfulness;

•    Consulta do Trauma e do Luto;

•    Terapia de Casal (a Terapia de Casal intervém maioritariamente sobre problemas de comunicação, falta de afeto emocional, excessivo apoio instrumental, episódios de casos extraconjugais, expectativas irrealistas em relação ao outro ou à relação, atitudes diferentes face às famílias de origem ou aos papéis como pais. Quando capaz de intervir sobre o domínio da Sexologia Clínica, a Terapia de Casal consegue ainda abarcar as dificuldades da vivência sexual do casal, tão frequentes e tão necessárias de ser trabalhada na população portuguesa).

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Terapia da Fala

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e todas as perturbações relacionadas com a função visual, auditiva, cognitiva, oro-muscular, respiração, voz e deglutição.

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e todas as perturbações relacionadas com a função visual, auditiva, cognitiva, oro-muscular, respiração, voz e deglutição.

 

Salienta-se o facto de a comunicação englobar toda as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não verbal.


Como tal, intervém ao nível da linguagem, da comunicação, da articulação, da motricidade orofacial, da voz e da deglutição.

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Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional, na área pediátrica, utiliza o brincar e as atividades da rotina diária da criança para avaliar e intervir no desenvolvimento das competências motoras, sensório-percetivas, cognitivas e sociais, que permitam a funcionalidade da criança nas atividades que lhe são significativas.

A Terapia Ocupacional, na área pediátrica, utiliza o brincar e as atividades da rotina diária da criança para avaliar e intervir no desenvolvimento das competências motoras, sensório-percetivas, cognitivas e sociais, que permitam a funcionalidade da criança nas atividades que lhe são significativas, como as de vida diária e de vida diária instrumentais, brincar, sono, académicas, sociais e de lazer.

 


De igual modo, poderá realizar adaptações nas atividades imprescindíveis à funcionalidade, independência e autonomia da criança no seu dia-a-dia, bem como a adaptação de materiais, espaços, estrutura da atividade ou, possivelmente, exigências sociais, realizando muitas vezes o treino de autonomia e independência nas tarefas ou atividades onde se encontram dificuldades.

Nutrição

A nutrição tem um papel essencial no correto desenvolvimento físico e mental de qualquer criança. No entanto, na população com perturbação do espectro do autismo pode ser desafiante garantir a mesma. Crianças com esta patologia, tem frequentemente associados problemas gastrointestinais, que dificultam a absorção de determinados nutrientes.

A nutrição tem um papel essencial no correto desenvolvimento físico e mental de qualquer criança. No entanto, na população com perturbação do espectro do autismo pode ser desafiante garantir a mesma. Crianças com esta patologia, tem frequentemente associados problemas gastrointestinais, que dificultam a absorção de determinados nutrientes. Não obstante, é prevalente a seletividade alimentar, o que a longo prazo pode contribuir também para défices nutricionais.

 

Estudos recentes demonstram que otimizando o funcionamento do trato gastrointestinal, regularizando os défices nutricionais e atenuando a seletividade alimentar, através de estratégias alimentares tem um efeito significativo na saúde e sintomatologia destas crianças.

 

É precisamente aqui, que o papel do nutricionista é necessário. Avaliando cada caso e adaptando as recomendações alimentares, oferecendo estratégias para que tal seja possível.

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Terapia Familiar Sistémica

A Terapia Familiar sistémica intervém diretamente sobre o sistema familiar nuclear e não nuclear e sobre problemáticas do funcionamento dinâmico da família, como problemas de comunicação, conflitos relacionais derivados de famílias com pais separados, famílias reconstruídas ou famílias multiproblemáticas...

A Terapia Familiar sistémica intervém diretamente sobre o sistema familiar nuclear e não nuclear e sobre problemáticas do funcionamento dinâmico da família, como problemas de comunicação, conflitos relacionais derivados de famílias com pais separados, famílias reconstruídas ou famílias multiproblemáticas, crianças e adolescentes com problemas comportamentais e/ou emocionais, perturbação da dinâmica familiar por uma perda, luto ou trauma ou ainda na resolução de triangulações familiares que impeçam a coesão entre os seus elementos.

 


O “sintoma” que traz a família à terapia é interpretado como o aspeto “denunciador” de que existem dificuldades num funcionamento familiar ajustado: é muitas vezes o ponto de partida para que se possa redefinir o problema, abrindo portas para o equilíbrio do sistema familiar

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Grupos terapêuticos e de desenvolvimento

Em grupos de crianças com perturbações de desenvolvimento, nomeadamente o autismo, a expressão corporal e dramática tem sido uma ferramenta cada vez mais usada devido aos benefícios empiricamente comprovados ao nível da cognição social...

Para aprender a ler e a escrever em função de um código alfabético, é necessário saber que a língua, no seu modo oral, é formada por unidades linguísticas mínimas – os sons da fala – e que os caracteres do alfabeto representam, na escrita, essas unidades mínimas. A tarefa de fazer corresponder um som da fala a um grafema quando desempenhada por crianças que não conseguem, ainda, segmentar o continuo sonoro nestas unidades mínimas, é algo de extrema complexidade.

Tendo em conta os resultados da investigação relativa ao perfil da consciência fonológica infantil à entrada na escola, dever-se-á́ começar pelo treino da consciência silábica, que todas as crianças possuem naturalmente em fase de desenvolvimento avançado neste momento das suas vidas, desempenhando um papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento das competências da leitura e da escrita

O trabalho sobre a consciência fonológica, realizado precocemente, antes e durante a iniciação à leitura e à escrita, permitirá promover o sucesso escolar, funcionando como medida de prevenção ao insucesso destas duas áreas. 

Em grupos de crianças com perturbações de desenvolvimento, nomeadamente o autismo, a expressão corporal e dramática tem sido uma ferramenta cada vez mais usada devido aos benefícios empiricamente comprovados ao nível da cognição social (a forma como percecionamos o mundo à nossa volta, como percebemos o estado mental do outro), das competências sociais (a forma como interagimos com o outro), da expressão e regulação emocional.

- Grupos de Promoção da Autonomia e independência;
- Grupos de Promoção de Competências Sociais;
- Grupos de Regulação Comportamental e Emocional;
- Grupos de Apoio e Orientação Parental;
- Grupos de Apoio aos Irmãos;
- Campos de férias / Ocupação de tempos livres

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Formação

Poderá visualizar na secção ao lado o tipo de formações que disponibilizamos. 

Disponibilizamos um conjunto de formações das quais podemos destacar: 
 

- Formação para pais, professores e profissionais;
- Formação específica na área de PEA (intervenção Psicoeducacional integrada nas PEA);
- Formação de tutores;
- Ações de sensibilização e formação em escolas ou outras instituições.

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Outras Terapias

Conjunto de terapias e intervenções que permitem abrir canais de comunicação entre o paciente e o terapeuta...

Realizada por terapeutas credenciados tem revelado resultados positivos na interação com crianças com dificuldades na interação, nomeadamente nas Perturbações de Espetro do Autismo.

É uma área que intervém tanto a nível preventivo como terapêutico, que permite abrir canais de comunicação entre o paciente e o terapeuta, criando um vínculo que tem como mediador o contexto não verbal.

- Programas de Mindfulness;
- Programas de tutoria para adaptação a vida social e profissional;
 

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Parcerias e Vertente Social

Temos um conjunto de parcerias com escolas e diversas instituições, assim como apoio social a jovens com dificuldades económicas. 

- Programas de ocupação de tempos livres;
- Programas de Mindfulness nas escolas;
- Estágios curriculares e profissionais;

- Iniciativas abertas à comunidade;
- Apoio social a jovens com dificuldades económicas;